Premier norte-coreano encerra visita a China

O primeiro-ministro norte-coreano Kim Yong-il concluiu neste sábado sua primeira visita a China, duas semanas antes do lançamento previsto e já polêmico de um satélite pelo regimn de Pyongyang.

AFP |

A visita de Kim iniciada na terça-feira, a primeira dele a Pequim desde que assumiu o cargo em 2007, tinha como objetivo oficial celebrar os 60 anos de relações diplomáticas entre os dois regimes comunistas.

As autoridades chinesas não informaram se o lançamento do satélite estava na agenda dos encontros do premier norte-coreano com o colega Wen Jiabao e o presidente Hu Jintao.

A China, um dos raros aliados de Pyongyang, manifestou inquietação na terça-feira com as "incertezas" na península coreana, provocadas pelo lançamento previsto entre 4 e 8 de abril de um satélite norte-coreano de telecomunicações, que segundo Washington e Seul seria na verdade um míssil de longo alcance.

O jornal China Daily informou na sexta-feira que o líder norte-coreano Kim Jong-il pode visitar Pequim na segunda quinzena de abril.

jg/fp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG