Premier japonês apoia candidatura de Tóquio aos Jogos de 2016

Tóquio, 28 jan (EFE).- O primeiro-ministro japonês, Taro Aso, garantiu hoje que dará todo seu apoio para fazer de Tóquio sede dos Jogos Olímpicos de 2016, disputa na qual tem como concorrentes Rio de Janeiro, Madri e Chicago.

EFE |

Em discurso no Parlamento sobre seu programa de Governo, ele mostrou que o evento terá grande peso na agenda até 2 de outubro, quando o Comitê Olímpico Internacional (COI) anuncia sua decisão.

"Minha administração dará apoio ao Japão para sediar os Jogos Olímpicos em 2016", disse hoje Taro Aso. A mensagem foi interpretada pelo comitê de candidatura como reflexo de ajuda irrestrita do Governo japonês.

O presidente do comitê olímpico do Japão, Ichiro Kono, agradeceu profundamente o apoio do primeiro-ministro. Ele lembrou ainda que a comunidade de empresários também se mostrou a favor da causa.

A proposta da capital japonesa conta com amplo apoio entre a sociedade, mas esbarra nas limitações decorrentes da crise econômica.

Uma prova disso foi que o comitê olímpico teve de cancelar uma meia maratona que faria em Tóquio, em respaldo à candidatura, por falta de recursos econômicos. EFE clb/dp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG