drástico com palestinos - Mundo - iG" /
Publicidade
Publicidade - Super banner
Mundo
enhanced by Google
 

Premier de Israel está disposto a compromisso drástico com palestinos

O primeiro-ministro de Israel, Ehud Olmert, mostrou-se disposto a um compromisso drástico sobre as questões territoriais nas negociações com os palestinos, em uma entrevista concedida nesta quinta-feira à emissora britânica BBC.

AFP |

Olmert disse ainda que também está disposto a ceder nas negociações com a Síria e negou que as conversas sejam uma maneira de desviar a atenção de suas lutas internas.

"Digo agora: estou disposto a me comprometer muito seriamente", garantiu Olmert.

"Estou disposto a ceder em questões territoriais de forma drástica. Eles (os palestinos) também terão de se comprometer com as questões territoriais, não é um processo unidirecional", acrescentou.

Essas declarações foram dadas pouco depois da entrada em vigor, nesta quinta, às 3h GMT (00h de Brasília), de uma trégua na Faixa de Gaza, e que levanta suspeitas sobre quanto tempo vai durar o acordo entre Israel e o movimento islamita Hamas.

Essa trégua, de seis meses, é a primeira desde que os islamitas assumiram o poder em Gaza, há mais de um ano, o que provocou um bloqueio por parte de Israel.

Nas conversas com a Síria, que o ministro da Defesa, Ehud Barak, descreveu como "contatos preliminares, ainda não são negociações", Olmert disse que estava "disposto a ceder", apesar das "diferenças históricas e de algumas questões que devem ser resolvidas".

O premier negou, porém, que esteja usando esse diálogo como uma maneira para tirar o foco de temas domésticos e insistiu em que continuará no cargo, mesmo com os pedidos para que antecipe as eleições.

"É claro que vou continuar", assegurou. "Estou aqui, vou permanecer aqui e vou continuar nessas negociações. Nada vai me impedir de fazê-lo", acrescentou.

psr/tt/LR

Leia tudo sobre: iG

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG