Premiê turco viaja a Damasco para mediar entre Síria e Israel, diz imprensa

Ancara, 26 abr (EFE).- O primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, viajará amanhã a Damasco para participar do Fórum Econômico entre Turquia e Síria, e mediar no conflito entre o segundo país e Israel, afirma hoje a imprensa da Turquia.

EFE |

O jornal turco "Sabah" informa que esta mediação é o principal assunto da visita de Erdogan à Síria.

Nesse sentido, o presidente sírio, Bashar al-Assad, disse esta semana em entrevista exclusiva ao jornal catariano "Al Watan", que Erdogan tinha lhe transmitido a disposição de Israel de devolver as Colinas do Golã, em troca de encerrar o estado de guerra com Damasco.

O primeiro-ministro turco deve informar amanhã ao líder sírio detalhes sobre a oferta de Israel, depois que os dois dirigentes discutiram o assunto por telefone.

Segundo o "Sabah", Erdogan telefonou na terça-feira ao presidente da Síria para informar que o Governo israelense estaria disposto a ceder a zona, ocupada em 1981, apesar da condenação internacional.

O jornal turco afirma também que Síria e Israel avançaram em suas conversas de paz graças à intervenção da Turquia.

No entanto, apesar da clareza das manifestações do dirigente sírio e da imprensa árabe, Ancara mantém silêncio, e o Governo não confirmou nem desmentiu sua mediação.

O porta-voz de Erdogan, Mehmet Akif Beki, disse que o primeiro-ministro "fará as declarações que considerar oportunas" antes de ir à Síria ou ao chegar ao país árabe. EFE dt/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG