Premiê turco vai a Damasco estimular diálogo entre Síria e Israel

Ancara, 26 abr (EFE).- O primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, viajou hoje a Damasco para mediar e estimular um diálogo de paz entre Síria e Israel.

EFE |

"Vamos nos reunir com os dirigentes das duas partes em prol da paz sírio-israelense. A política externa ativa da Turquia exige uma mediação no Oriente Médio. A confiança necessária requer nossa mediação", disse o premiê turco antes de partir.

Erdogan expressou sua confiança em que a política turca ajudará a melhorar as relações entre Síria e Israel, assim como entre o Estado judeu e a Palestina.

O primeiro-ministro turco se reunirá com o presidente sírio, Bashar Assad, e seu colega, Muhammad Naji al-Otari, em Damasco, para abordar o processo de paz no Oriente Médio e estimular as negociações entre Síria e Israel, disse a imprensa local.

Em entrevista que será publicada amanhã pelo diário "Al Watan", do Catar, o presidente sírio confirmou os esforços de mediação da Turquia entre seu país e Israel e revelou que Erdogan tinha comentado que as autoridades israelenses estavam dispostas a devolver as Colinas do Golã em troca da paz com esse Estado árabe.

Segundo o jornal, Assad assegurou que o primeiro-ministro turco o "informou da disposição de Israel de se retirar de Golã em troca da paz com a Síria". EFE dt/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG