Premiê turco se reúne com líder curdo para avançar em solução de conflito

Istambul, 5 ago (EFE).- O primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, se reuniu hoje com Ahmet Türk, líder do Partido da Sociedade Democrática (DTP, nacionalista curdo), para avançar na solução do conflito curdo.

EFE |

Segundo a emissora "NTV", o encontro aconteceu em Ancara, durante uma hora, e participaram também o ministro do Interior, Besir Atalay, e os líderes dos grupos parlamentares do partido curdo e do governamental Partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP), já que Erdogan não participou da reunião como primeiro ministro, mas como líder do partido.

Os dois políticos compartilharam suas ideias em torno da solução da disputa entre o grupo armado Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), que se rebelou em 1984, para reivindicar autonomia para os 12 milhões de curdos que vivem na Turquia.

Desde então, mais de 40 mil pessoas morreram na guerra não declarada entre os militantes do PKK e as forças de segurança turcas.

"Acho que a reunião que realizamos hoje aumentará as esperanças para o futuro, já que nossa gente quer viver junta, quer que não haja mais lágrimas, nem mortes sangrentas", disse Erdogan, após o encontro.

O líder turco explicou que o Governo já começou a trabalhar no processo de paz, em coordenação com o Ministério do Interior, e que busca a colaboração do resto dos partidos políticos, das Forças Armadas, do mundo acadêmico e da imprensa. EFE amu/pd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG