Premiê tailandês remodela seu Gabinete após renúncia de três ministros

Bangcoc, 5 ago (EFE).- O primeiro-ministro da Tailândia, Samak Sundaravej, recebeu hoje a aprovação do rei Bhumibol Adulyadej para a remodelação efetuada no Governo, a primeira desde que assumiu o cargo após a vitória de seu partido nas eleições legislativas realizadas em dezembro do ano passado.

EFE |

Sundaravej, político da extrema-direita e chefe do Partido do Poder do Povo, se viu obrigado a remodelar seu Gabinete por causa das renúncias apresentadas por três ministros.

Em junho, o ministro porta-voz do Governo, Jakrapob Penkair, teve que renunciar ao cargo após ser acusado formalmente do crime de lesa-majestade, enquanto o ministro da Saúde, Chaiya Samsomsap, seguiu o mesmo caminho ao ser declarado culpado de ocultação de bens.

Por sua parte, o ministro de Assuntos Exteriores, Noppadon Pattana, renunciou no mês passado por ter sido acusado pela Justiça de violar a Constituição ao apoiar a proposta do Camboja para a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) declarar as ruínas de Preah Vihear como Patrimônio da Humanidade.

Os dois países disputam há décadas a soberania do templo de Preah Vihear, legado do antigo império khmer e que é visitado por milhares de turistas todos os anos.

Em 1962, a Corte Internacional de Justiça de Haia determinou que o terreno sobre o qual fica o recinto religioso do antigo império khmer pertence ao Camboja, mas a Tailândia se recusa a aceitar essa sentença.

O Governo tailandês aprovou hoje uma retirada das tropas posicionadas na fronteira com o Camboja, após quase um mês de tensões.

Pattana foi substituído pelo diplomata Tej Bunnag, próximo à Casa Real tailandesa.

A remodelação inclui um novo ministro do Interior, cargo que agora será desempenhado pelo ex-chefe da Polícia Nacional general Kowit Watana, condenado recentemente a um ano de prisão por desvio de dinheiro. EFE tai/wr/fal

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG