Lisboa, 26 out (EFE).- O primeiro-ministro de Portugal, José Sócrates, disse hoje que a eventual vitória do candidato democrata Barack Obama nas eleições presidenciais americanas representa um momento histórico.

Na segunda parte de uma entrevista publicada hoje pelo "Diário de Notícias", Sócrates disse que o Partido Socialista português sempre apoiou o Partido Democrata nos Estados Unidos, mas que a eventual eleição de Obama é "um momento histórico para o mundo" e para esse país.

Segundo Sócrates, o candidato democrata "tem consciência de que são necessárias mudanças na política americana".

Acrescentou que "a primeira área é na política externa, que precisa ser apoiada em iniciativas multilaterais, nas organizações internacionais, em uma visão de conjunto com outros países".

"A liderança americana deve se apoiar no diálogo com os países amigos", segundo o chefe do Governo português.

"Barack Obama tem um discurso de mudança, que 'refresca' as idéias da política americana", disse Sócrates.

O primeiro-ministro português também opinou que os EUA devem "se sentir envergonhados" por provocar a atual crise financeira internacional, devido à falta de instituições que supervisionassem a tempo as instituições de crédito.

De acordo com Sócrates, devem ser introduzidas "mudanças na política econômica dos EUA, que possam oferecer mais confiança e segurança no mundo". EFE mrl/an

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.