Premiê pede que noruegueses não se entreguem ao medo

Ataque de atirador deixa mortos em acampamento e ocorre após explosão contra prédio do governo no centro da capital, Oslo

iG São Paulo |

Depois dos ataques desta sexta-feira, o primeiro-ministro norueguês, Jens Stoltenberg, pediu aos noruegueses que não se entreguem ao medo causado pela explosão contra o quartel-general do governo em Oslo e por um atirador que disparou contra um acampamento de jovens na ilha de Utoya.

O premiê pediu para os residentes do país permanecerem firmes e não deixar que a violência os assuste. Posteriormente em uma coletiva, Stolenberg condenou as ações , afirmando que o país não se renderá.

Em meio ao pânico decorrente dos ataques, Stoltenberg disse também ter pedido uma reunião de emergência de membros de seu governo.

“Diversos ministros se encontrarão nesta tarde”, disse o premiê previamente à coletiva. O premiê contou também que ocorrerá um encontro com líderes dos principais partidos políticos da Noruega no sábado.

O chefe da polícia da Noruega, Anstein Gjengdal, anunciou o envio de forças antiterroristas para um acampamento da juventude após um atirador atacar o local durante um encontro do governista Partido Trabalhista perto da capital do país, Oslo.

À rede de TV NRK, a testemunha Andre Scheie relatou ter visto ao menos 20 corpos, mas a polícia disse que ainda não pode confirmar a informação. "Há muitos mortos na costa, entre 20 e 25", disse Scheie, que afirmou também ter visto corpos na água.

A ação do atirador ocorreu após a explosão de ao menos uma bomba no centro da capital deixar mortos e feridos.

Em email à BBC, uma leitora disse que autoridades pediram aos residentes de Oslo via Twitter que desbloqueiem os sinais de suas redes Wi-Fi para permitir que as pessoas se comuniquem, já que a previsão é de congestionamento e problemas nas redes de telefonia.

De acordo com a BBC, diante da grande quantidade de feridos que perderam sangue, o Banco de Sangue Norueguês está requisitando doadores universais que possuem sangue tipo O.

Arte/ iG
Capital Oslo e ilha de Utoya são alvos de atentados na Noruega
*Com BBC

    Leia tudo sobre: noruegaexplosãoosloutoyanoruega sob ataque

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG