conquistar mentes e corações de deslocados - Mundo - iG" /

Premiê paquistanês quer conquistar mentes e corações de deslocados

Islamabad, 14 mai (EFE).- Convencido de que o Exército paquistanês obterá a vitória na guerra travada contra os talibãs no Vale de Swat, o primeiro-ministro do Paquistão, Yousuf Raza Gillani, apelou hoje para conquistar mentes e corações dos deslocados por caus do conflito.

EFE |

"No plano militar, ganharemos a guerra, mas será infeliz se a perdermos diante do público", disse Gillani, em discurso hoje no Parlamento nacional, segundo o canal privado "Geo TV".

Os legisladores paquistaneses debateram diariamente esta semana o desenvolvimento da operação do Exército contra os fundamentalistas na divisão regional de Malakand, que matou mais de 800 insurgentes desde o final de abril e provocou um êxodo de mais de 834 mil civis, segundo a ONU.

As pessoas que deixam suas casas "são nossos irmãos, irmãs e filhos, e deveríamos conquistar suas mentes e corações", disse Gillani.

O premiê pediu que seus concidadãos tenham "a mesma paixão" com eles que a que houve "com os deslocados do terremoto de 2005" na Caxemira paquistanesa, e lembrou que, em breve, acontecerá uma conferência internacional de doadores para arrecadar fundos para os desabrigados.

Além disso, Gillani disse que o chefe do Exército do Paquistão, o general Ashfaq Kiyani, que hoje foi a Swat, informará amanhã aos líderes dos grupos políticos parlamentares sobre o desenvolvimento das ofensivas contra a insurgência.

O Governo paquistanês deu por quebrado na semana passada um acordo de paz alcançado em fevereiro com os talibãs de Swat, depois que os fundamentalistas avançaram, em abril, para outras demarcações vizinhas, gerando o alarme da comunidade internacional. EFE igb/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG