Premiê paquistanês parte em primeira visita oficial aos EUA

Islamabad - O primeiro-ministro do Paquistão, Yousaf Raza Gillani, partiu hoje para sua primeira visita oficial aos Estados Unidos, onde se reunirá com o presidente americano, George W.

EFE |

Bush, entre outras autoridades.

O programa da visita divulgado em Islamabad prevê reuniões de Gillani com Bush (dia 28) e com os secretários de Estado, Condoleezza Rice, de Defesa, Robert Gates, e do Tesouro, Henry Paulson.

Gillani também se encontrará com os candidatos democrata e republicano à Presidência americana, Barack Obama e John McCain, respectivamente.

Durante a estada de quatro dias nos EUA, o primeiro-ministro do Paquistão terá ainda encontros com representantes do Congresso, do empresariado americano e da comunidade paquistanesa no país.

A visita tem como objetivo "promover uma nova associação entre os dois países para a paz e a prosperidade", destaca o comunicado oficial.

Em declarações à imprensa antes embarcar, Gillani disse que pretende intensificar as amplas relações que já unem Paquistão e EUA, que se declaram aliados na luta contra o terrorismo.

O novo Governo do Paquistão, que assumiu o poder no fim de março, modificou a política de luta contra o terrorismo, após denunciar que a que era liderada pelo presidente Pervez Musharraf servia somente aos interesses de Washington.

Dentro dessa nova estratégia, o Executivo impulsionou a negociação de acordos de paz com os líderes tribais na região que faz fronteira com o Afeganistão, que, segundo os EUA, serve de base para os talibãs afegãos e os terroristas da Al Qaeda. EFE igb/rb/sc

    Leia tudo sobre: paquistão

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG