Premiê palestino entrega pedido de renúncia

O primeiro-ministro da Autoridade Nacional Palestina, Salam Fayyad, entregou, neste sábado, seu pedido de renúncia ao presidente palestino, Mahmoud Abbas. A decisão acontece em meio a negociações entre Abbas, que é líder do Fatah, e a facção rival Hamas, que controla a Faixa de Gaza, para a formação de um governo de união nacional.

BBC Brasil |

AP
Fayyad entrega o pedido de renúncia
Fayyad entrega o pedido de renúncia

Em comunicado, Fayyad afirmou que sua renúncia entraria em vigor a partir do momento que o governo de coalizão seja formado, e não mais tarde do que o final deste mês.

A saída do premiê prepara o terreno para a formação do governo de união nacional e está sendo vista como conciliatória, já que o grupo militante palestino Hamas exigiu o afastamento de Fayyad do governo.

A divisão entre o Fatah e o Hamas é um dos principais obstáculos para o progresso das negociações de paz entre israelenses e palestinos.

Alguns analistas afirmam que a vontade de conquistar uma reconciliação entre as facções rivais por parte dos palestinos aumentou depois da mais recente ofensiva israelense contra a Faixa de Gaza, que deixou mais de 1,3 mil palestinos mortos.

Fayyad, um político independente e ex-economista do Banco Mundial, foi nomeado primeiro-ministro por Abbas depois do fracasso de um governo de união nacional anterior e após o Hamas ter assumido o controle de Gaza em 2007.


Leia mais sobre palestinos

    Leia tudo sobre: palestinos

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG