construtivas na Síria - Mundo - iG" /

Premiê libanês conduz negociações construtivas na Síria

Por Marwan Makdessi DAMASCO (Reuters) - O primeiro ministro libanês Saad al-Hariri teve conversas construtivas com o presidente sírio Bashar al-Assad em Damasco no sábado, colocando um fim a cinco anos de animosidade entre a Síria e uma ampla aliança política liderada por Hariri.

Reuters |

Assad recebeu o primeiro-ministro calorosamente na entrada do palácio presidencial em Damasco depois que Hariri, um empresário bilionário, voou para a capital síria em seu jato particular.

"Posso dizer que o diálogo foi construtivo e que a atmosfera era cordial," disse Buthaina Shaaban, uma assessora de Assad, a repórteres depois da primeira rodada de conversas, que durou três horas.

Ela disse que o encontro quebrou o gelo entre dois líderes, que discutiram todas as questões "num clima franco, cordial e transparente."

A agência oficial de notícias síria disse que os dois líderes discutiram como virar a página sobre as turbulências recentes nas relações bilaterais. A agência citou Hariri dizendo que ele esperava "ligações reais e estratégicas com a Síria."

Fontes políticas libanesas esperam que Assad e Hariri concordem em abrir uma nova página em sua relação pessoal e no fortalecimento da cooperação entre seus governos para assegurar a estabilidade libanesa.

"No fim do dia, a Síria é o país mais próximo a nós. Deus queira que essa visita traga estabilidade e segurança ao Líbano," disse Bahia al-Hariri, membro do parlamento libanês e tia do primeiro-ministro.

Analistas libaneses dizem que uma melhora nas relações com Damasco acabariam com uma divisão política em Beirute, reduzindo as tensões sectárias e dando a Hariri o poder necessário para realizar reformas econômicas.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG