Premiê japonês vai à Rússia pressionar por clima e ilhas

Por Denis Dyomkin e Teruaki Ueno MEIENDORF CASTLE, Rússia (Reuters) - O primeiro-ministro japonês, Yasuo Fukuda, focou suas atenções nas iniciativas sobre as mudanças climáticas globais e na disputa por um grupo de ilhas do Oceano Pacífico em um encontro com dois líderes da Rússia neste sábado.

Reuters |

Autoridades japonesas afirmaram anteriormente que Fukuda pediria para a Rússia acelerar as conversas para resolver a disputa territorial pelas ilhas, um ponto negativo nas relações entre os países e que impediu que ambos assinassem um tratado de paz ao final da Segunda Guerra Mundial.

'Continuamos o diálogo sobre o tratado de paz e criaremos as condições necessárias para avanços nesse assunto,' disse o presidente russo, Vladimir Putin, na abertura das conversas na residência presidencial de Novo-Ogaryovo, nas cercanias de Moscou.

Putin disse que 'ainda há muitos problemas a serem resolvidos' nas relações entre os países. Autoridades russas descartaram qualquer chance de haver acordo sobre as ilhas, conhecidas pela Rússia como Curilas do Sul e pelo Japão como Terrotórios do Norte.

'Eu gostaria de elevar as relações entre os dois países para uma dimensão superior, que vai contribuir para a paz e a estabilidade na região da Ásia-Pacífico,' disse Fukuda a Putin.

Fukuda também conversou com o presidente-eleito Dmitry Medvedev, que focou sua atenção na agenda da cúpula do G8, a qual o Japão sediará neste ano.

O Japão colocou como o maior objetivo da cúpula encontrar um substituto mais efetivo para o Protocolo de Kyoto, que expira em 2012.

Tóquio espera que o encontro do G8 ajude a desenhar um esboço de acordo sobre as mudanças climáticas que abranja os grandes países poluidores do mundo, como Estados Unidos, China e Índia. Nenhuma das três nações assinou o Protocolo de Kyoto para limitar suas emissões de carbono.

(Reportagem adicional de Oleg Shchedrov; Edição de Robert Woodward)

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG