alcançável - Mundo - iG" /

Premiê israelense diz que paz com a Síria é alcançável

Jerusalém, 18 dez (EFE).- O primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert, acredita que a paz entre seu país e Síria é alcançável, como afirmou hoje em discurso público às vésperas de viajar, na segunda-feira, à Turquia, mediadora entre os dois países vizinhos.

EFE |

Em Ancara, ele se reunirá com seu colega, Recep Tayyip Erdogan, para analisar questões bilaterais e regionais, dentro do papel que a Turquia faz de mediação entre Israel e Síria desde maio deste ano, mas foi suspensa desde setembro, quando Olmert anunciou sua renúncia após receber diversas acusações de corrupção.

Olmert fica no cargo, em caráter interino, até 10 de fevereiro, quando haverá eleições gerais.

O porta-voz do chefe do Governo israelense, Mark Regev, disse à agência Efe que "os turcos desempenharam um papel muito positivo" nos contatos entre Israel e Damasco.

Ontem, a imprensa israelense divulgou que a Síria apresentou uma minuta que define as eventuais fronteiras das Colinas do Golã, territórios ocupados por Israel na Guerra dos Seis Dias (1967).

As informações da imprensa acrescentavam que Damasco estava à espera de receber uma resposta de Israel por parte dos mediadores turcos.

Além disso, apontavam que mediadores europeus pressionam as partes para que realizem uma nova rodada de negociações indiretas inclusive a pouco mais de dois meses de uma mudança de Governo em Israel, uma idéia à qual, em princípio, a Síria é reticente.

Israelenses e sírios mantiveram cerca de uma década de negociações de paz com mediação dos EUA, processo que se iniciou na Conferência de Paz de Madri, em 1991.

Embora tenham fracassado, em 2000, por desavenças em torno dos limites da fronteira, entre 2004 e 2006, as nações mantiveram contatos secretos para chegar a um acordo sobre o Golã, um estratégico planalto de pouco mais de mil quilômetros quadrados ocupado por Israel desde 1967. EFE db/jp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG