Premiê iraquiano sagra-se vencedor em eleições provinciais

BAGDÁ - O bloco apoiado pelo primeiro-ministro do Iraque, Nuri al-Maliki, obteve um expressivo primeiro lugar nas eleições das duas maiores cidades iraquianas, Bagdá e Basra, de acordo com resultados preliminares divulgados nesta quinta-feira.

Redação com Reuters |

Os resultados divulgados pela comissão eleitoral independente mostram o bloco Estado da Lei, de Maliki, com 38 por cento dos votos na capital e 37 por cento dos votos em Basra, a província que tem a segunda maior cidade do país e é responsável pela maior parte das exportações de petróleo.


Cédulas de votação são transportadas para a realização da contagem dos votos / Reuters

Em Basra, o Conselho Supremo Islâmico do Iraque (CSII) ficou em segundo lugar, com 22,6 por cento dos votos. Um grupo apoiado pelo clérigo xiita Moqada al-Sadr ficou em segundo em Bagdá, com apenas 9 por cento dos votos.

Os resultados mostram que o Estado da Lei ficou em primeiro também na província sulista de Najaf, tradicional reduto do CSII.

A supremacia do grupo de Maliki sobre os rivais xiitas que o ajudaram a chegar ao poder em 2006 dá ao primeiro-ministro vantagem extra nas eleições nacionais, que ocorrem neste ano.

As eleições provinciais de sábado foram as mais pacíficas no Iraque desde a queda de Saddam Hussein, em 2003. Maliki fez uma campanha em defesa da ordem e da lei, pedindo crédito para mudanças na área de segurança.

Ataque mata 15

Nesta quinta-feira um homem-bomba matou 15 pessoas no nordeste do Iraque.

O ataque suicida foi o mais mortal a acontecer no Iraque em semanas e é um lembrete da fragilidade dos recentes ganhos no campo da segurança, ganhos estes que alimentaram esperanças de um fim para os anos de matanças sectárias que se seguiram à invasão norte-americana, em 2003.

A polícia disse que o ataque de quinta-feira ocorreu em um restaurante popular na cidade de Khanaqin, na fronteira com a região semi-autônoma do Curdistão, no norte do Iraque.

Leia mais sobre eleições no Iraque

    Leia tudo sobre: iraque

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG