Premiê iraquiano muda equipe que negocia acordo de segurança com os EUA

Bagdá, 28 ago (EFE).- O primeiro-ministro iraquiano, Nouri al-Maliki, substituiu os integrantes da equipe que está negociando há cinco meses com os Estados Unidos um acordo de segurança para regulamentar a presença das tropas americanas, informou hoje um jornal de Bagdá.

EFE |

Segundo o "Al-Sabah", a nova equipe ficou liderada pelo assessor de Segurança Nacional, Mouwafak al-Rubaie, e inclui o assessor do Governo Sadeq al-Rikabi e o chefe do escritório do primeiro-ministro, Tareq Najm.

O jornal não explicou as razões que impulsionaram Maliki a substituir os integrantes da equipe de negociação em um momento-chave das conversas, quando se está perto de assinar o pacto de segurança entre os dois países.

Este convênio busca definir a partir do ano próximo o marco legal que regulará a presença das tropas americanas neste país, jpa que termina no final de 2008 o mandato dado pelo Conselho de Segurança da ONU.

A substituição da equipe de negociação aconteceu enquanto o presidente iraquiano, Jalal Talabani, junto com seus dois vice-presidentes e o primeiro-ministro, se reuniram nas últimas horas para analisar o convênio com os EUA.

Nesta reunião, informou ontem um comunicado oficial, foram analisados "vários pontos do acordo que estão ainda em disputa". A nota acrescenta que se espera encontrar uma solução para que o pacto possa ser fechado em breve e seja enviado ao Parlamento. EFE am/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG