Premiê iraquiano chega ao Irã em visita oficial

Teerã, 3 jan (EFE).- O primeiro-ministro do Iraque, Nouri al-Maliki, chegou hoje a Teerã em uma visita oficial de dois dias, a qual tem um grande peso econômico e busca tanto relançar os vínculos entre as duas nações como revisar a agenda política bilateral.

EFE |

Maliki, que desembarcou acompanhado por uma delegação que inclui cinco ministros da área econômica, foi recebido no aeroporto de Teerã pelo vice-presidente iraniano, Parviz Davoudi, informou a imprensa local.

Assim que chegou a Teerã, Maliki seguiu para a sede da Presidência iraniana, no sul da capital, onde teria uma reunião com Davoudi, informou a agência iraniana "Mehr".

Em sua quarta visita ao Irã desde assumiu a chefia do Governo iraquiano, em 2006, Maliki chegou ao país com objetivos econômicos, segundo fontes diplomáticas iranianas e iraquianas.

Por conta disso, é esperado que Maliki revise os acordos conjuntos e presida, junto com Davoudi, uma reunião da comissão bilateral.

O embaixador do Irã no Iraque, Hassan Kazemi Qomi, disse à agência local "Isna" que a agenda do visitante inclui ainda a revisão do caso de cinco iranianos detidos no norte do Iraque em 11 de fevereiro de 2007.

Essas cinco pessoas, todas diplomatas de segundo escalão, foram detidas por tropas americanas no consulado que o Irã tem na cidade curda de Arbil, e as autoridades de Teerã querem que o grupo seja entregues às autoridades iraquianas, segundo Qomi.

Em Bagdá, fontes do partido Dawa, comandado por Maliki, destacaram que, durante sua visita, o primeiro-ministro iraquiano falará da possibilidade de Irã e Estados Unidos retomarem uma série de rodadas de negociações realizadas na capital do Iraque. EFE msh/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG