muito bem-sucedida - Mundo - iG" /

Premiê indiano diz que Cúpula do G20 foi muito bem-sucedida

NOVA DÉLHI - O primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh, qualificou neste domingo a Cúpula do Grupo dos Vinte (G20), que reúne os países mais ricos e os principais emergentes em Washington como muito bem-sucedida, e disse que significou uma mudança no equilíbrio de poder a favor das economias emergentes.

EFE |

"Nos dois últimos anos, já tínhamos sido convidados aos encontros do G8. Mas eram consultas formais. Pela primeira vez, isso foi um diálogo genuíno entre muitos países desenvolvidos e as economias emergentes", disse Singh, em declarações à agência indiana "PTI" durante seu vôo de volta à Índia.

De acordo com Singh, as conversas representaram uma mudança no equilíbrio de poder reconhecido agora pelo Ocidente.

O primeiro-ministro revelou que tinha falado sobre o encontro com o presidente americano, George W. Bush, e que temia que este fosse contraproducente se não estivesse bem planejado ou se não se chegasse a acordos.

"Nesse caso, teria ficado um claro quadro de desacordo, que não seria bom para tramitar a crise financeira ou o dia seguinte, que está no horizonte", acrescentou.

De acordo com Singh, os líderes do G20 decidiram evitar o protecionismo para solucionar a crise e pediram mais envolvimento do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial (BM) para ajudar os países em desenvolvimento.

Singh, que disse que, durante a reunião, não houve partidarismos, descartou que a crise vá provocar uma antecipação das eleições legislativas na Índia, previstas para o próximo ano. EFE daa/an

    Leia tudo sobre: g20

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG