Premiê e vice do Iraque se reúnem para negociar volta da coalizão ao Governo

Bagdá, 27 abr (EFE).- O primeiro-ministro do Iraque, Nouri al-Maliki, se reuniu hoje com o vice-presidente do país, Tareq al-Hashemi, para conversar sobre a reincorporação ao Governo do principal bloco sunita, Frente do Acordo Iraquiano, após sua saída em agosto.

EFE |

Segundo a agência de notícias independente iraquiana "Aswat al-Iraq", que cita um comunicado presidencial, "o primeiro-ministro e o vice-presidente conversaram sobre o reatamento das negociações dos últimos dias para acabar as conversas sobre o retorno dos ministros da Frente do Acordo Iraquiano ao Executivo".

Maliki e Hashemi também falaram sobre "os últimos avanços em segurança e política no Iraque".

Hashemi lidera o Partido Islâmico Iraquiano, integrante da Frente do Acordo Iraquiano, que se retirou em agosto do Governo de Maliki, em protesto pelo que chamaram de "política segregacionista" e após acusá-lo de não levar em conta o grupo na hora de tomar decisões.

Há três dias, Maliki anunciou a volta dos partidos políticos que se retiraram de seu Governo, mas não disse quando.

Junto à Frente do Acordo Iraquiano, também abandonaram a coalizão governista o partido Fadilah (Partido da Virtude), o Bloco Sadr e a Lista Nacional Iraquiana, todos xiitas. EFE am/wr/fb

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG