novo capítulo para o país - Mundo - iG" /

Premiê do Zimbábue promete novo capítulo para o país

Harare, 11 fev (EFE).- Morgan Tsvangirai, o líder opositor que assumiu hoje o cargo de primeiro-ministro do Zimbábue, prometeu um novo capítulo para o país, devastado pela epidemia de cólera, pelo desabastecimento alimentar e por uma economia em colapso.

EFE |

Em discurso diante de milhares de partidários reunidos em um estádio de Harare, o líder do Movimento para a Mudança Democrática (MDC) disse que quer começar um processo de "cura nacional".

"Devemos curar nossa nação, pois, sem isso, nunca haverá um progresso nacional", disse Tsvangirai, horas após assumir o cargo no palácio governamental diante do presidente zimbabuano, Robert Mugabe, líder da governista União Nacional Africana do Zimbábue-Frente Patriótica (Zanu-PF), para que o MDC forme na próxima sexta-feira um Governo de unidade.

"Trabalharei para criar uma sociedade nas quais nossos valores sejam mais fortes que as ameaças de violência", disse Tsvangirai, que foi ovacionado pela multidão. Mugabe não participou do ato público.

Embora tenha prometido "reconciliação", o líder do MDC, que tem a maioria no Parlamento, após vencer as eleições legislativas do ano passado, disse que "é importante não esquecer o que aconteceu, porque amanhã poderia voltar a ocorrer".

Tsvangirai prometeu "trabalho e comida para todos, à margem de sua afiliação política", e ressaltou que uma das primeiras tarefas de seu Governo será tratar da epidemia de cólera, que causou a morte de 3,4 mil pessoas de um total de quase 68 mil casos registrados em todo o país. EFE rt/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG