problema grave na China - Mundo - iG" /

Premiê diz que corrupção é problema grave na China

Pequim, 5 mar (EFE).- A corrupção governamental na China continua sendo um grave problema em algumas áreas geográficas e departamentos do regime comunista, admitiu hoje o primeiro-ministro, Wen Jiabao, em seu discurso anual sobre o trabalho do Governo durante 2008.

EFE |

Perante 2.985 legisladores da Assembleia Nacional Popular (ANP, principal órgão legislativo), Wen assegurou que a China redobrará seus esforços para promover um Governo "limpo" e combater a corrupção.

Para o chefe de Governo, o país deve se concentrar em padronizar as instituições e "limitar o exercício de poder", evitando e "castigando a corrupção desde as bases".

O primeiro-ministro afirmou que os corruptos serão castigados "de acordo com a lei".

Na China, os crimes de corrupção em grande escala podem ser punidos com pena de morte, embora em muitos casos a condenação seja suspensa durante dois anos e comutada à prisão perpétua caso o condenado mostre, nesse tempo, boa conduta e arrependimento.

O enriquecimento de muitos líderes comunistas, em algumas ocasiões ilícito, é uma das principais fontes de descontentamento dos cidadãos chineses em relação ao Governo. EFE abc/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG