Premiê da Noruega viaja ao Brasil com meio ambiente e energia em pauta

Copenhague, 14 set (EFE).- O primeiro-ministro da Noruega, Jens Stoltenberg, embarcou hoje em direção ao Brasil para uma visita que focará questões relacionadas ao clima, à energia e ao meio ambiente.

EFE |

Stoltenberg viaja acompanhado do ministro do Meio Ambiente norueguês, Erik Solheim, e de vários empresários de seu país.

Amanhã, no Rio de Janeiro, o primeiro-ministro abrirá um seminário binacional sobre projetos de petróleo offshore, visitará um estaleiro e almoçará com empresários brasileiros e noruegueses.

Em seguida, Stoltenberg vai promover o bacalhau norueguês em supermercado local e, no Riocentro, fechará sua agenda do dia com a inauguração do pavilhão da Noruega na Rio Oil & Gas 2008 Expo & Conference.

Na terça-feira, Stoltenberg se encontrará com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com quem assinará um acordo de apoio econômico ao Fundo Amazônia, que destina recursos à luta contra o desmatamento da região amazônica.

No mesmo dia, Stoltenberg seguirá para Santarém (PA), em uma viagem que inclui uma travessia de barco pelo rio Tapajós e um jantar na praia com o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, como anfitrião.

Uma visita a um povoado e um passeio pela floresta e por uma plantação de soja, durante o qual terá a oportunidade de conhecer os efeitos do desmatamento, encerrarão, na quarta-feira, a estada no Brasil de Stoltenberg, que seguirá viagem para o Chile no dia seguinte.

Em Santiago, o primeiro-ministro norueguês se reunirá com a presidente do Chile, Michelle Bachelet, e participará das celebrações do Dia da Independência. EFE alc/wr/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG