Premiê convoca primeira sessão da Constituinte no Nepal

Katmandu, 12 mai (EFE).- O primeiro-ministro do Nepal, Girija Prasad Koirala, convocou a primeira sessão da Assembléia Constituinte do país para o próximo dia 28, informou à Agência Efe um assessor do chefe de Governo.

EFE |

O órgão deverá proclamar a República como forma de Governo no território.

Koirala enviou uma carta aos partidos políticos nepaleses para informar sobre a data da primeira reunião da Assembléia, segundo um de seus assessores.

O líder maoísta Pushpa Kamal Dahal, conhecido como "Prachanda" e cuja legenda venceu o pleito de 10 de abril último, anunciou recentemente que o novo Governo será formado no mesmo dia em que houver a homologação da Assembléia.

O Partido Comunista-Maoísta de "Prachanda" obteve 220 das 601 cadeiras que compõem a Assembléia, enquanto o Partido do Congresso Nepalês (NCP), do ainda primeiro-ministro Girija Prasad Koirala, ficou em segundo, com 110 cadeiras.

Agora, além de redigir a Constituição da República nepalesa, a Assembléia atuará como órgão legislativo e dela sairá o novo Governo, liderado pelos maoístas.

Com a proclamação da República, a Assembléia Constituinte abolirá formalmente a Monarquia nepalesa após 240 anos. EFE ms-amp/fr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG