Premiê chinês visitará Rússia com acordos de cooperação na agenda

Pequim, 21 out (EFE).- O primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, visitará Rússia e Cazaquistão de 27 a 31 de outubro para assinar vários acordos de cooperação, informou hoje o Ministério de Assuntos Exteriores do gigante asiático.

EFE |

Wen se reunirá com seus colegas russo, Vladimir Putin, e cazaque, Karim Masimov, e participará da reunião de primeiros-ministros da Organização para a Cooperação de Xangai (SCO, na sigla em inglês), que acontecerá em Astana, a capital do Cazaquistão.

Na viagem "serão discutidas maneiras de promover as relações bilaterais, aumentar a confiança mútua e expandir a cooperação recíproca", destacou o porta-voz de turno do Ministério de Assuntos Exteriores chinês, Qin Gang.

A SCO, formada por Rússia, China, Cazaquistão, Quirguistão, Tadjiquistão e Uzbequistão, foi criada em 2001 a fim de fortalecer a cooperação em matéria de segurança.

Segundo analistas internacionais, a SCO, que também conta com Irã, Índia, Paquistão e Mongólia como países observadores, quer ser um contrapeso à presença de tropas americanas na Ásia Central, principalmente no Afeganistão. EFE abc/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG