Premiê chinês garante cooperação com novo Governo japonês

Pequim, 9 set (EFE).- O primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, agradeceu a atitude do Partido Democrático (PD) a respeito dos laços bilaterais com a China e assegurou que a cooperação com o novo Governo japonês será mais forte, informou a agência oficial Xinhua.

EFE |

"A China aprecia a atitude ativa do líder do PD (Yukio Hatoyama, futuro primeiro-ministro japonês) em relação à China e está preparada para fortalecer a comunicação e a cooperação com o novo Gabinete do Japão", afirmou Wen hoje, em Pequim, durante um encontro com empresários japoneses.

Hatoyama rompeu nas últimas eleições legislativas japonesas mais de 50 anos de Governo do conservador Partido Liberal Democrático (PLD), e deve ser empossado em 16 de setembro.

"A China espera colaborar com o Japão para aumentar a confiança mútua, levar adiante os laços tradicionais e acelerar as relações estratégicas e benéficas entre os dois países", disse o premiê chinês.

Wen Jiabao manteve hoje na capital chinesa um encontro com 140 empresários e executivos japoneses, liderados pelo presidente da Federação de Negócios do Japão e diretor-executivo da Canon, Fujio Mitarai.

O primeiro-ministro chinês também se referiu à importância da cooperação entre a segunda maior economia mundial (Japão) e a terceira (China), para superar a crise econômica.

"Como duas das maiores potências econômicas, China e Japão são importantes parceiros comerciais e devemos trabalhar juntos para superar a recessão", concluiu. EFE gmp/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG