Preferência de Lula por aviões franceses impede negócio com Boeing

A empresa propôs ao Brasil a venda de 36 de seus aviões de combate Super Hornet F-18, mas presidente prefere os aviões Rafale

EFE |

A preferência do presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelos aviões de combate franceses impediu um negócio multimilionário para a empresa americana Boeing, segundo mensagens diplomáticas divulgadas neste domingo.

Vários jornais publicaram outra rodada de mensagens trocadas entre as embaixadas dos Estados Unidos e o Departamento de Estado americano, vazadas pelo site WikiLeaks.

Em janeiro, uma mensagem da embaixada dos EUA em Brasília ao Departamento de Estado indicou que Lula "não esconde que prefere a Dassault", em referência aos aviões Rafale de combate fabricados pela empresa francesa.

A americana Boeing propôs ao Brasil a venda de 36 de seus aviões de combate Super Hornet F-18, negócio que é disputado ainda pela empresa sueca Saab AB.

Outra mensagem diplomática divulgada pelo WikiLeaks relata uma reunião mantida em agosto de 2009 entre funcionários militares dos Estados Unidos e do Brasil e mostra o descontentamento do governo brasileiro pela interferência americana na venda de aviões Super Tucanos, da Embraer, à Venezuela. Uma mensagem do embaixador americano na França, Charles Rivkin faz referência ao que descreve como "romance" nas relações de Lula com o presidente francês, Nicolas Sarkozy.

"Sarkozy se reuniu com Lula quatro vezes em 2008 e presidiu quatro cúpulas bilaterais em 2009", assinala a mensagem de Rivkin. "Esta relação especial, esta amizade estreita entre o dinâmico Sarkozy e o carismático e popular Lula é muito curiosa se for levado em conta que o presidente do Brasil não fala inglês nem francês, e ambos se comunicam com intérpretes". Outro documento americano de novembro de 2009 indica que a França está convencida de ter vencido a disputa pela venda dos aviões de combate.

    Leia tudo sobre: documentos diplomáticosEUAwikileaks

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG