Prefeitos americanos: bebam mais água da torneira e menos em garrafa

A Conferência Nacional de Prefeitos dos Estados Unidos aprovou uma resolução, que estabelece um limite para o consumo de água engarrafada por parte das prefeituras, ao mesmo tempo em que promove e estimula o uso da água das reservas públicas.

AFP |

A resolução surge em um momento de maior consciência ambiental quanto ao consumo da água em garrafa, tanto pelo uso do plástico e pela poluição gerada quanto pelo custo energético de seu transporte.

Os prefeitos, reunidos em Miami, aprovaram a resolução proposta por seu colega de San Francisco, Gavin Newsom, junto com outros 17 prefeitos de grandes cidades, que irá redirecionar o dinheiro do contribuinte destinado a comprar água engarrafada para outros serviços municipais.

"As cidades estão enviando a mensagem equivocada sobre a qualidade da água pública, quando gastamos o dinheiro do contribuinte em adquirir água em reservas de empresas privadas", comentou Newsom.

"Nosso sistema de água está entre os melhores do mundo e exige um significativo e permanente investimento", frisou.

Segundo a ONG Stop Corporate Abuse (Pare o abuso corporativo), que organizou a campanha "Pense fora da garrafa", mais de 60 prefeitos nos Estados Unidos cancelaram os contratos de compra de água engarrafada.

"A resolução adotada envia uma forte mensagem sobre os benefícios de optar pela água da torneira, que é melhor para o meio ambiente, para nosso bolso e, em longo prazo, para o justo acesso a nosso recurso mais essencial: a água", disse o diretor nacional da campanha, Gigi Kellet.

rl/tt

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG