Prefeito romeno causa polêmica ao desfilar com uniforme nazista

Bucareste - O prefeito de Konstanz, a principal cidade litorânea da Romênia, com mais de 300 mil habitantes, causou polêmica no país ao surgir no sábado vestido de soldado nazista em um desfile de moda, informou hoje a imprensa local.

EFE |

Intelectuais e personagens da sociedade civil criticaram duramente a atitude do prefeito, Radu Mazare, e o presidente do Centro para a Monitoração e o Combate do antissemitismo na Romênia, Maximilian Katz, pediu à Procuradoria Geral que tome medidas contra o prefeito por "infringir a lei".

Mazare se defendeu argumentando que não usou nenhuma suástica no uniforme, e lembrou que se trata de um traje de general de infantaria do Exército nazista que não tem qualquer relação com a SS, uma organização criminosa.

"Quis me vestir de oficial da Wehrmacht (Exército alemão durante o nazismo), achei lindo o uniforme, e sempre admirei a organização rigorosa do Exército alemão", afirmou Mazare.

O político, de 41 anos, é membro do Partido Social-Democrata (PSD) e é conhecido por sua frivolidade e extravagância. Ele foi investigado pela Direção Nacional Anticorrupção (DNA) em várias ocasiões.

Leia mais sobre: nazismo

    Leia tudo sobre: alemanhanazismoromênia

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG