Não se deve criar falsas expectativas com referendo de Santa Cruz - Mundo - iG" /

Prefeito: Não se deve criar falsas expectativas com referendo de Santa Cruz

O prefeito da região boliviana de Santa Cruz, Rubén Costas, advertiu que não se deve alimentar falsas expectativas em relação ao referendo deste domingo, que deve validar um estatuto regional, porque ainda faltam outros passos para consolidar a autonomia.

AFP |

"Não digamos que a partir de segunda-feira muda tudo no país porque não será assim, estamos dando apenas alguns passos", afirmou Costas, quem convocou a consulta, em aberto desafio ao presidente indígena Evo Morales.

Insistiu em que primeiro será preciso esperar pelos resultados da consulta popular e aguardar o que vai acontecer nos plebiscitos semelhantes a serem realizados até junho nos departamentos opositores de Beni (nordeste), Pando (norte) e Tarija (sul).

Santa Cruz, a capital econômica da Bolívia e baluarte da oposição de direita, será o primeiro departamento a ir domingo às urnas, embora a consulta tenha sido invalidada pelo tribunal supremo eleitoral e deslegitimada pelo governo que a considera separatista.

Autoridades eleitorais de Santa Cruz disseram à AFP que tudo está pronto para o referendo de domingo, com a expectativa de um comparecimento às urnas de 70% de 900.000 pessoas com título eleitoral.

A votação começará às 13H00 GMT depois de missa na catedral de Santa Cruz.

A poucas horas da abertura do processo eleitoral, a cidade de Santa Cruz, de 1,2 milhão de habitantes, mostrava um clima de tranqüilidade.

jac/rb/sd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG