Tamanho do texto

NOVA ORLEANS - O prefeito de Nova Orleans, Ray Nagin, ordenou neste domingo que a cidade seja evacuada diante da proximidade do furacão Gusta, a tempestade do século, e alertou que qualquer um que decidir ficar estará por sua própria conta.

O furacão "Gustav", que descarregou no sábado sua fúria sobre Cuba e ameaça chegar à categoria cinco, colocou em alerta a cidade de Nova Orleans, na Louisiana (EUA), arrasada no final de agosto de 2005 pelo devastador "Katrina".

Diante da ameaça do "Gustav", a cidade de Nova Orleans começou hoje o plano de evacuação obrigatória e os estados da Louisiana, Texas, Alabama e Mississipi estão em estado de emergência.


Milhares de pessoas já deixaram suas casas com medo do Gustav / Reuters

O governador de Louisiana, Bobby Jindal, advertiu neste sábado que o furacão Gustav pode causar inundações piores do que o Katrina, cuja passagem devastou a cidade de Nova Orleans, em 2005.

Jindal pediu aos moradores para fugirem do furacão Gustav, que pode atingir categoria 5 em seu caminho para o estado de Louisiana.

"Poderemos ver uma inundação pior do que a que vimos com o Katrina", insistiu o governador, durante uma entrevista coletiva, neste sábado, na qual pediu uma declaração federal de desastre antecipada para ajudar na preparação do Estado, antes da chegada de Gustav.

Leia mais sobre Gustav