à tempestade do século - Mundo - iG" /

Prefeito de Nova Orleans ordena evacuação frente à tempestade do século

NOVA ORLEANS - O prefeito de Nova Orleans, Ray Nagin, ordenou neste sábado que a cidade seja evacuada até domingo diante da proximidade do furacão Gusta, a tempestade do século, e alertou que qualquer um que decidir ficar estará por sua própria conta.

AFP |

O furacão "Gustav", que descarregou no sábado sua fúria sobre Cuba e ameaça chegar à categoria cinco, colocou em alerta a cidade de Nova Orleans, na Louisiana (EUA), arrasada no final de agosto de 2005 pelo devastador "Katrina".

O Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês), com sede em Miami, emitiu um alerta de ciclone para a parte norte do litoral do Golfo do México, segundo o boletim das 21h (Brasília) de ontem.

O alerta está vigente desde o leste de High Island, no Texas, até a fronteira entre Alabama e Flórida, incluindo a cidade de Nova Orleans e a Lake Pontchartrain, na Louisiana.

Os meteorologistas previram que o furacão "Gustav" poderia alcançar a categoria cinco - a máxima da escala de intensidade Saffir-Simpson - com ventos de mais de 250 km/h rumo ao Golfo do México.

"Poderia alcançar essa categoria por causa das águas quentes do Golfo do México e seria um furacão catastrófico", disse hoje à Agência Efe Evelyn Rivera meteorologista do NHC.

O furacão impactou hoje sobre a Isla de la Juventud, no ocidente de Cuba, com ventos de 230 km/h que depois chegaram a 240 km/h e ainda mantém essa intensidade.

"Segundo a trajetória prevista é possível que impacte ao oeste de Pierre Part, na Louisiana", disse Evelyn.

Diante da ameaça do "Gustav", a cidade de Nova Orleans começou hoje o plano de evacuação obrigatória e os estados da Louisiana, Texas, Alabama e Mississipi estão em estado de emergência.

Leia mais sobre Gustav

    Leia tudo sobre: gustav

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG