Prefeito de Londres prefere Obama como presidente dos EUA

Londres, 21 out (EFE).- O prefeito conservador de Londres, Boris Johnson, prefere o democrata Barack Obama como próximo presidente dos Estados Unidos ao seu rival republicano, John McCain.

EFE |

Em artigo publicado hoje pelo jornal conservador "The Daily Telegraph", o político classifica Obama de "extremamente inteligente" e acrescenta que dá uma impressão de "sinceridade e cortesia".

Além disso, ao contrário do atual ocupante da Casa Branca, Obama "não tem dificuldades para emitir uma série de frases gramaticais em inglês sem se esquecer do verbo principal", comenta Johnson em alusão às dificuldades de expressão de George W. Bush.

Ao contrário de seu adversário, McCain, Obama "encarna visivelmente a mudança e a esperança no momento em que os Estados Unidos necessitam de ambas as coisas", acrescenta Johnson.

Segundo Johnson, "por bem intencionada que fosse, a catastrófica e impopular intervenção no Iraque contribuiu em algumas partes do mundo para desacreditar a idéia da democracia ocidental".

E "o recente colapso do sistema bancário e o humilhante recurso para soluções semi-socialistas contribuíram também em boa medida para desacreditar, aos olhos de alguns, a idéia do capitalismo de livre mercado", afirmou.

"A democracia e o capitalismo são os dois grandes pilares da idéia americana. Ter sacudido um desses dois pilares pode ser considerado uma desgraça, mas ter danificado a reputação de ambos, tanto dentro quanto fora do país, é uma conquista assombrosa se tratando de um presidente dos EUA", critica Johnson.

O problema de McCain, segundo o prefeito de Londres, é que "não parece oferecer nenhuma esperança de restabelecer esses ideais americanos, ou, dito de outra maneira, que não está claro como os EUA governados por McCain poderiam recuperar seu prestígio aos olhos do mundo". EFE jr/fh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG