Prefeito de Londres elimina taxa aos veículos mais poluentes

Londres, 8 jul (EFE) - O prefeito conservador de Londres, Boris Johnson, eliminou hoje a taxa de 25 libras (US$ 49,2) que seu antecessor, o trabalhista Ken Livingstone, aplicaria aos veículos mais poluentes por circular pelo centro da cidade.

EFE |

Em comunicado, a Prefeitura lembrou que a anulação do imposto, dirigido aos veículos de grande cilindrada e 4x4 que circulam principalmente pelos bairros nobres da capital, era um dos compromissos eleitorais do político "tory".

A marca de automóveis de luxo Porsche, fabricante desse tipo de veículos, tinha entrado com ações legais contra a iniciativa de Livingstone, por considerar que era injusta para as famílias e não contribuiria para melhorar o meio ambiente.

Johnson chegou a um acordo com a Porsche para conceder à empresa vitória no caso e aceitou pagar os custos judiciais do julgamento, dinheiro que a gigante automobilística se comprometeu a investir em uma ONG de ajuda aos jovens.

O trabalhista Ken Livingstone introduziu, em 2003, uma taxa que agora é de 8 libras (US$ 16) para poder circular pelo centro de Londres nos dias úteis.

A partir de outubro, a taxa subiria até 25 libras, apenas para os automóveis mais poluentes. EFE jm/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG