de gripe A H1N1)." / gripe suína - Mundo - iG" / de gripe A H1N1)." /

Prefeito de Buenos Aires declara emergência sanitária por gripe suína

BUENOS AIRES - O prefeito da capital argentina, Buenos Aires, declarou emergência sanitária nesta terça-feira para tentar deter a disseminação da gripe suína (rebatizada pela OMS http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2009/04/30/oms+decide+mudar+nome+da+gripe+suina+5867916.html target=_topde gripe A H1N1).

Redação com agências internacionais |


AP
Usando máscara, homem olha pela janela de hospital em Buenos Aires
Usando máscara, homem olha pela janela de hospital em Buenos Aires

O prefeito Mauricio Macri, que também informou a decisão de antecipar e estender as férias escolares de inverno, pediu aos moradores da cidade que permaneçam em casa pelo maior tempo possível.

Segundo o Ministério da Saúde do país, 26 pessoas morreram vítimas da doença, o que faz da Argentina o terceiro país com mais mortes decorrentes do vírus H1N1, atrás de México e Estados Unidos.

Em meio ao aumento de casos no país, na segunda-feira a ministra da Saúde da Argentina, Graciela Ocaña, pediu demissão, sendo substituída pelo médico Juan Luis Mansur. Segundo o ministro chefe da Casa Civil, Sérgio Massa, a gripe suína é "um tema central" da agenda do governo.

Também na segunda-feira, as províncias de Santa Fé e de São Luís declararam emergência sanitária. Em Santa Fé, não haverá aulas durante um mês, e em São Luís, uma semana.

(Com informações da Reuters e da BBC)


Entenda:


Leia também:


Leia mais sobre: gripe suína

    Leia tudo sobre: argentinabuenos airesgripe suína

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG