Prefeito de Berlim confirma visita de Obama à capital alemã

(atualiza com a confirmação oficial da data) Berlim, 8 jul (EFE).- O candidato democrata à Presidência americana, Barak Obama, visitará Berlim no dia 24 por ocasião da campanha eleitoral na qual se encontra imerso, confirmou hoje um porta-voz do Governo desta cidade-estado.

EFE |

O porta-voz acrescentou que, atualmente, ainda estão sendo definidos os detalhes da visita.

O prefeito-governador da capital alemã, o social-democrata Klaus Wowereit, quer se reunir com o candidato e está disposto a apoiá-lo em sua intenção de fazer um discurso em frente ao Portão de Brandemburgo, acrescentaram as fontes.

Segundo o site "Spiegel Online", o senador por Illinois faria um discurso com ênfase na relação transatlântica.

O senador aproveitaria seu discurso para anunciar uma política externa mais cooperativa para o caso de vencer as eleições de novembro.

O que aparentemente não agrada muito ao Governo alemão é a proposta dos assessores de Obama de que o discurso aconteça no Portão de Brandemburgo, ponto emblemático que foi várias vezes palco de discursos presidenciais, mas nunca de um candidato.

Não se exclui que, em suas visitas a Londres e Paris, as outras duas etapas de sua curta viagem pela Europa, Obama fale sobre suas relações com os países europeus, o que faria com que Berlim e o Portão de Brandemburgo "vendessem" muito bem na campanha, acrescenta a edição digital do semanário.

Segundo fontes governamentais alemãs, Obama deve se reunir com a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, e com o ministro de Assuntos Exteriores, Frank-Walter Steinmeier, pois "ambos querem conhecer" o americano.

As mesmas fontes ressaltaram, no entanto, que receberiam igualmente o candidato republicano, John McCain, e deixaram claro que este tipo de visita, relativamente freqüente na Alemanha, não tem caráter oficial. EFE ih/rr/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG