Ike - Mundo - iG" /

Preços da gasolina sobem nos EUA devido ao furacão Ike

Houston (EUA.), 13 set (EFE) - Os preços da gasolina subiram hoje nos Estados Unidos devido à passagem do poderoso furacão Ike pelo Golfo do México, onde se concentram 22% da capacidade de refinado do país.

EFE |

Segundo a Associação Automobilística Americana (AAA), o preço médio de um galão de gasolina (3,8 litros) subiu hoje US$ 0,05, até US$ 3,73, devido à preocupação sobre como o furacão pode afetar o fornecimento de combustível.

A AAA prevê novas altas da gasolina ao longo do fim de semana pela interrupção brusca da produção nas refinarias.

Um total de 17 refinarias no estado do Texas suspendeu suas operações pela passagem do furacão e outra na Louisiana permanecia fechada desde que o ciclone "Gustav" atingiu a região, há duas semanas.

O presidente dos EUA, George W. Bush, expressou hoje preocupação com o impacto que "Ike" possa ter no setor energético.

Por enquanto, a Agência para a Proteção do meio Ambiente (EPA) suspendeu uma série de condições para permitir a importação de certos tipos de gasolina, explicou Bush.

Ele acrescentou que o Governo "supervisionará cuidadosamente os preços" do combustível para garantir que o consumidor seja tratado de maneira justa, apesar dos problemas.

Milhares de locais e edifícios oficiais foram hoje danificados na área de Galveston e Houston, no Texas, onde o furacão "Ike" tocou terra às 2h10 (4h10 em Brasília) com uma velocidade máxima sustentada de 175 km/h.

"Ike", cujo centro tem um diâmetro de quase mil quilômetros, tocou terra com uma categoria dois na escala de Saffir-Simpson de um máximo de cinco.

O secretário de Segurança Nacional, Michael Chertoff, irá à região afetada hoje mesmo para coordenar as tarefas de assistência.

EFE mv/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG