Prece de bispo gay abre as festividades de posse de Barack Obama

Um bispo anglicano abertamente homossexual, Gene Robinson, abrirá, com uma prece, já no domingo, no Lincoln Memorial Center, em Washington, a cerimônia de posse do presidente eleito Barack Obama, anunciou o comitê encarregado da organização do evento.

AFP |

A escolha de Gene Robinson vai contrabalançar um outro convite polêmico, feito ao pastor evangélico Rick Warren, conhecido por suas posições contra o aborto e o casamento gay, para fazer a invocação na própria cerimônia de juramento de Barack Obama no cargo, no dia 20 de janeiro.

O próprio Obama já havia tentado amenizar a situação, lembrando que convidou outros pastores para participar da solenidade, como Joseph Lowery, um veterano defensor dos direitos civis, parceiro de Martin Luther King.

"Nossa intenção é enraizar este acontecimento em nossa história, celebrando os momentos nos quais nosso país se uniu para enfrentar grandes desafios e vencê-los", afirmou o produtor do evento, George Stevens Jr, ao anunciar a escolha de Robinson para as orações de 18 de janeiro, nos degraus do Lincoln Memorial Center.

A ordenação de Gene Robinson como bispo de New Hampshire (nordeste) em 2003, após ter sido escolhido pela Igreja episcopal americana, desencadeou o furor dos mais conservadores entre os anglicanos, que o qualificam de herético.

"É importante para qualquer minoria ser representada de uma forma ou de outra", afirmou o bispo numa entrevista ao Concord Monitor, jornal de New Hampshire.

"Quer se trate de minoria racial, étnica, ou no nosso caso, uma minoria sexual, o simples fato de ver alguém como nós na frente da cena, vale muito", acrescentou.

Segundo George Stevens Jr, as festividades vão misturar "leituras históricas por atores de renome e música interpretada por alguns dos mais grandes astros atuais".

Entre esses artistas figuram Beyoncé, Mary J. Blige, Bono, Sheryl Crow, Herbie Hancock, Usher, Shakira, Bruce Springsteen, James Taylor, e ainda Stevie Wonder.

Na leitura de textos estarão, principalmente, o filho de Martin Luther King, Martin Luther King III, e os atores Jamie Foxx, Queen Latifah e Denzel Washington.

ksh/chl/sd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG