criminosas , diz Ban Ki-moon - Mundo - iG" /

Práticas culturais que abusam das mulheres são criminosas , diz Ban Ki-moon

Nações Unidas, 3 mar (EFE).- O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, classificou hoje como criminosos os casamentos forçados, assassinatos por honra e outras práticas toleradas em algumas culturas.

EFE |

"Às vezes, essas práticas são vistas como culturais, mas são na verdade abusos e ações criminosas, e negam às mulheres seus direitos fundamentais", disse, em função do Dia Internacional da Mulher, celebrado na próxima segunda-feira.

Ban Mi-moon lamentou em seu discurso que "a injustiça e a discriminação contra a mulher ainda existam em vários lugares", apesar do progresso obtido em termos globais após a quarta conferência internacional sobre a mulher, realizada em Pequim (China) em 1995.

Quinze anos depois, cerca de 70% das mulheres foram vítimas de algum tipo de violência em sua vida, frequentemente por parte de seus maridos, afirmou o secretário-geral.

Além disso, ele ressaltou que Nações Unidas atuam "com maior firmeza" contra a violência sexual em situações de conflito, como demonstra a recente nomeação da ex-vice-presidente da Comissão Europeia, Margot Wallström, como sua nova representante especial para o tema.

Ban Ki-moon também acrescentou à lista de metas a serem cumpridas a redução dos índices de mortalidade materna, que é um dos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) com menos avanço.

O secretário-geral destacou a importância de um maior número de países contarem com legislações que deem respaldo à igualdade entre os gêneros e à saúde reprodutiva, assim como aos avanços da mulher no campo da educação. EFE.

jju/id

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG