Praticar exercícios pode adiar Alzheimer (estudo)

O exercício físico regular, como caminhar, parece melhorar a memória nas pessoas de mais de 50 anos que sofrem de uma pequena diminuição de suas capacidades mentais, revela o trabalho de pesquisadores australianos divulgado nesta terça-feira nos Estados Unidos.

AFP |

"Esse estudo clínico é, aparentemente, o primeiro a mostrar que o exercício melhora as funções cognitivas das pessoas mais velhas, cujas funções cerebrais estão ligeiramente diminuídas", escreveu Dr. Nicola Lautenschlager, da Universidade de Melbourne (Austrália), principal autor da pesquisa.

O estudo, publicado no "Journal of the American Medical Association" (Jama), datado de 3 de setembro, foi realizado com 138 adultos, de 50 anos ou mais, com um risco aumentado de demência e com problemas de memória, que sofrem, geralmente, do mal de Alzheimer.

Os participantes, escolhidos aleatoriamente, foram submetidos a um programa que os estimulava a fazer exercícios em casa, durante um período de 24 semanas.

O objetivo era incentivá-los a fazer pelo menos 150 minutos de atividade física de intensidade média por semana, em três seqüências de 50 minutos cada uma, explicaram os autores do estudo.

O tipo de atividade mais recomendado foi a caminhada, acrescentaram.

Os participantes acabaram fazendo 142 minutos a mais de exercício por semana, ou 20 minutos por dia em média, do que os de um grupo piloto sedentário.

As funções cognitivas de todas as pessoas foram medidas durante um período de 18 meses, segundo a ADAS (Alzheimer's Disease Assessment Scale), uma escala de referência elaborada em 1984, muito utilizada para os testes farmacológicos.

O estudo mostrou que as vantagens do exercício físico persistiram durante pelo menos 12 meses, após o fim do programa.

A melhora média dos que participaram dessas 24 semanas de exercício regular foi de 0,69 ponto, na escala da ADAS, em relação ao grupo piloto sedentário.

js/tt

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG