Praga negocia condições de desdobramento de tropas americanas

Londres, 23 mai (EFE).- O Governo tcheco negocia atualmente com os Estados Unidos as condições do estacionamento das tropas americanas que manejarão o polêmico sistema de radar antimísseis que Washington quer instalar nesse país.

EFE |

Em entrevista ao diário "Financial Times", o ministro de Exteriores tcheco, Karel Schwarzenberg, afirma que "o tratado básico (com Washington) já está pronto".

No entanto, Schwarzenberg reconhece que sua ratificação não está assegurada no Parlamento tcheco, onde o Governo de centro-direita de Mirek Topolanek possui 100 das 200 cadeiras e pode ficar a um ou dois votos de distância da maioria necessária.

"Teremos problemas no Parlamento", explica o chefe da diplomacia tcheca, segundo o qual o pequeno Partido Verde, que apoiou a nomeação de Topolanek como chefe de Governo, está dividido sobre o assunto.

Segundo as pesquisas, dois terços dos tchecos se opõem à instalação desse radar, que também gerou os protestos do Greenpeace, que ocupou as montanhas de Brdy, ao sudoeste de Praga, onde ele deverá ser instalado. EFE jr/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG