preencher vácuo do escudo antimísseis - Mundo - iG" /

Praga: EUA devem preencher vácuo do escudo antimísseis

A República Tcheca quer que Washington preencha o espaço vazio deixado por sua decisão de abandonar o projeto de escudo antimísseis, que incluía uma base de radares no território tcheco, disse na noite desta quinta-feira a chancelaria em Praga.

AFP |

"Gostaria de ver o espaço vazio deixado aqui ser preenchido por projetos concretos", disse o ministro tcheco das Relações Exteriores, Jan Kohout.

O chefe da diplomacia tcheca revelou que sugeriu "duas iniciativas concretas" à delegação americana em Praga para a questão da ausência do escudo.

"Propus a criação de uma filial centro-europeia da academia militar de West Point, destinada aos países membros da Otan na Europa Central e nos Balcãs, e o envio de um cientista tcheco à Estação Espacial Internacional (EEI).

Kohout também comentou a intenção de Washington de instalar até 2015, na Polônia e na República Tcheca, mísseis SM-3, desenhados para destruir mísseis de curto e médio alcance, dentro do novo projeto de sistema antimísseis.

O projeto anterior da administração americana previa a instalação, até 2013, de um potente radar na República Tcheca, ligado a dez baterias de mísseis balísticos de longo alcance na Polônia.

jma/LR

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG