Prachanda inicia rodada de contatos oficiais durante sua visita à Índia

Nova Délhi, 15 set (EFE).- O primeiro-ministro do Nepal, Pushpa Kamal Dahal (conhecido como Prachanda), iniciou hoje uma rodada de contatos com as principais autoridades indianas no marco de sua primeira visita oficial ao gigante asiático.

EFE |

"Prachanda" se reuniu de manhã com o ministro indiano de Exteriores, Pranab Mukherjee, e deve manter encontros com a presidente indiana, Pratibha Patil, o vice-presidente, Mohammed Hamid Ansari, e o primeiro-ministro, Manmohan Singh, segundo informou à Agência Efe uma fonte oficial indiana.

Além disso, o antigo guerrilheiro maoísta terá um almoço de negócios com as Câmaras Empresariais indianas e se encontrará com o líder do governamental Partido do Congresso, Sonia Gandhi, e com o dirigente da principal legenda opositora (o BJP), L. K. Advani.

"Prachanda", acompanhado de uma grande delegação empresarial e de membros de seu Governo, estará na Índia até o próximo dia 18, sinal da importância estratégica que tem para o Nepal manter boas relações com seu vizinho do sul.

De fato, a Índia era até agora o destino escolhido pelos primeiros-ministros nepalenses para sua primeira viagem ao exterior logo após chegar ao poder, embora "Prachanda" tenha rompido essa tradição e viajado à China no final de agosto por ocasião dos Jogos Olímpicos.

Esta é a segunda viagem oficial de "Prachanda" desde que fora nomeado chefe do Governo do Nepal no dia 15 de agosto. EFE daa/ma

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG