PPC confirma sua vitória após anúncio de resultados eleitorais no Camboja

Phnom Penh, 9 ago (EFE).- O Partido do Povo do Camboja (PPC), no Governo há três décadas, conseguiu a vitória com 3,49 milhões de votos (58,1%) nas eleições legislativas do dia 27 de julho, segundo os resultados finais divulgados hoje pelo Comitê Eleitoral Nacional.

EFE |

O Partido Sam Rainsy, a principal legenda da oposição, recebeu 1,32 milhão de votos (21,9%) do total de 6,01 milhões de cédulas, enquanto outros nove agrupamentos dividiram o resto.

Os resultados oficiais estão previstos para a próxima semana, ao existir um período de três dias para que os diferentes partidos apresentem possíveis reivindicações aos dados anunciados, enquanto o novo Parlamento será constituído no dia 24 deste mês.

O ex-comunista Partido do Povo do Camboja do primeiro-ministro Hun Sen, que já proclamou a vitória no mesmo dia do pleito, poderá pela primeira vez formar Governo sozinho após esta folgada vitória.

Ao contrário de 1998 e 2003, o PPC não se verá obrigado a pactuar, uma eventualidade que o Legislativo preveniu no ano passado quando emendou a Constituição para reduzir a maioria requerida de dois terços para formar Governo para metade mais um dos deputados.

O Partido Sam Rainsy, o Partido Norodom Ranariddh e o Partido dos Direitos Humanos, que juntos representam 34,15% dos votos válidos, disseram na sexta-feira que boicotarão o juramento de parlamentares no dia 24 de agosto. EFE jcp/ma

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG