Powell promove iniciativa comunitária idealizada por Obama

O ex-secretário de Estado americano Colin Powell incentivou, nesta sexta-feira, a participação dos americanos em uma iniciativa voluntária idealizada pelo presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, pedindo a todos os cidadãos que assumam um compromisso de longo prazo com suas comunidades.

AFP |

Obama e sua família, ao lado do vice-presidente eleito Joe Biden e sua mulher, devem fazer o lançamento oficial da iniciativa "Renew America Together" ("Renovem os EUA juntos") em Washington no dia 19 de janeiro, feriado nacional em memória de Martin Luther King Jr., um dia antes da posse do novo presidente.

O objetivo é estimular os americanos a se apresentarem como voluntários para serviços dentro de suas comunidades.

"O voluntariado é algo que você dá à sua comunidade e à nossa sociedade", disse Powell em uma entrevista coletiva. "E isso volta para você em termos de satisfação, em termos de se sentir bem com você mesmo".

O programa será divulgado pela equipe de transição de Obama principalmente através da internet, ferramenta que foi fundamental durante a vitoriosa campanha presidencial do democrata.

Um novo site (www.usaservice.org) será lançado para centralizar as ações da iniciativa, e poderá ser usado por participantes para promover seus próprios eventos comunitários ou pesquisar serviços disponíveis.

Powell, que ocupou a secretaria de Estado no primeiro mandato do presidente George. W Bush, já havia declarado apoio total a Barack Obama nas últimas semanas de campanha antes da eleição.

"Não estamos apenas pedindo um dia de trabalho ao povo americano. Estamos pedindo a você que dedique regularmente uma parte de seu tempo - uma hora, uma semana, quanto você puder", destacou Powell.

"É assim que vamos reconstruir esse país e enfrentar nossos grandes desafios - juntos", afirmou ele, descrevendo a desejada onda nacional de trabalho comunitário como uma "cruzada".

Obama - que trabalhou com serviços comunitários durante as duas primeiras décadas de sua carreira em Chicago - pode "aproveitar o entusiasmo" despertado durante sua campanha para inspirar as pessoas a se apresentarem como voluntários, acrescentou o ex-secretário.

ao/ap/sd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG