avó queniana de Obama vive eleições com intensidade - Mundo - iG" /

Povoado da avó queniana de Obama vive eleições com intensidade

Kogelo (Quênia), 3 out (EFE).- A pequena aldeia de Kogelo, onde vive Sarah Obama, a avó queniana de Barack, vive o dia que antecede as eleições nos Estados Unidos com júbilo e com total preferência, como não podia ser diferente, pelo candidato democrata à Presidência.

EFE |

Em um ambiente festivo e otimista, os líderes políticos do distrito e seus habitantes se reuniram para mostrar sua confiança na vitória de Obama, como se se tratasse de um candidato de seu próprio país.

"Sabemos que Obama não será o presidente do Quênia, mas temos fé em que seu triunfo afete de forma positiva, não só este país, mas o resto do mundo", disse Peter Rotich, vereador do município onde fica Kogelo.

Esse remoto lugar do oeste do Quênia, às margens do lago Vitória, se sente parte das eleições americanas ao ser a residência de "Mama Sarah", como é conhecida a terceira esposa do avô de Obama, à qual o candidato se referiu algumas vezes como sua "avó".

"Alguns parentes de Obama, entre eles seus meio-irmãos Malik e Sayed, chegaram a Kogelo este fim de semana saindo de várias partes do mundo", disse à Agência Efe George Oriengo, habitante dessa localidade.

"Ele transformará a nós todos e nos motiva saber que podemos chegar a onde queiramos. Estamos orgulhosos que faça parte de nossas vidas", disse Malik em declarações publicadas hoje pelo diário queniano "Daily Nation".

Prova da entrega da localidade a "seu candidato" são os vários cartazes, camisetas e canções que inundam as ruas, onde as pessoas tem certeza que "sua vitória servirá também para a África", segundo disse à Agência Efe Onyango Otieno, um vendedor de jornais.

Se uma eventual vitória de Obama beneficiará a África, ainda é uma incerteza, mas por enquanto Kogelo já colhe os frutos de seu apoio ao democrata. Sua única estrada de acesso, que até há um mês não era mais que um caminho pedregoso e poeirento, já começou a ser asfaltada pelo Governo. EFE pa/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG