exageram a ameaça nuclear iraniana, diz ElBaradei (AIEA) - Mundo - iG" /

Potências exageram a ameaça nuclear iraniana, diz ElBaradei (AIEA)

O chefe da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Mohammed ElBaradei, opinou, em entrevista divulgada nesta terça-feira que se exagera a ameaça nuclear iranina. Segundo ele, nada permite pensar que o país possa dotar-se de armas nucleares em curto prazo.

AFP |

O diretor-geral da AIEA, que deixará suas funções no final do ano, responde aos críticos que o acusam de ocultar as ambicições nucleares do Irã.

"Acho que a ameaça foi exagerada", declarou ElBaradei ao Boletim de Cientistas Atômicos, uma publicação americana crítica das armas nucleares.

"Concordamos que as intenções do Irã vêm sendo motivo de preocupação, e o Irã tem que ser mais transparente com a AIEA e a comunidade internacional", disse.

"Mas a ideia de que nos despertaremos amanhã e o Irã terá armas nucleares é uma ideia que resiste a prova dos fatos", acrescentou.

Semana passada, a AIEA declarou em informe que o Irã havia reduzido sua produção de urânio levemente enriquecido e que concordava em vigiar mais de perto a usina de enriquecimento de urânio.

Os Estados Unidos minimizaram o informe, dizendo que o Irã ainda não cooperava totalmente com os inspetores das Nações Unidas.

sct/jm/sd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG