Potências mundiais pressionam Irã às vésperas de reunião da ONU

KOENIGSTEIN - Potências mundiais pressionaram o Irã nesta quarta-feira a realizar uma reunião sobre seu polêmico programa nuclear antes de um encontro na Assembleia Geral da ONU no final deste mês.

Redação com agências internacionais |

Volker Stanzel, diretor político do Ministério das Relações Exteriores da Alemanha, fez as declarações em um comunicado depois de presidir uma reunião com seus colegas de Rússia, China, EUA, França e Grã-Bretanha para discutir o programa nuclear iraniano.

Falando em nome das seis potências, a declaração de Stanzel foi uma resposta a comentários de Saeed Jalili, negociador-chefe do programa atômico do Irã, que afirmou na terça-feira segundo a TV estatal do país que Teerã está pronta para conversar com as potências .

"Com relação à declaração do Dr. Jalili esta semana de que o Irã está preparado para retomar as conversações, espero que o Irã reaja à iniciativa das conversas feita em abril concordando com uma reunião antes do encontro da Assembleia Geral", disse Stanzel.

Um alto funcionário europeu disse que as potências apenas expressavam o desejo de um encontro, e não a expectativa concreta quanto à sua realização. O funcionário disse que os países envolvidos querem uma reunião com os iranianos dentro de duas semanas, acrescentando que houve decepção com a falta de avanços desde abril.

A Assembleia Geral da ONU acontece entre 23 e 25 de setembro. O Ocidente suspeita que o Irã busca meios de produzir bombas nucleares sob o disfarce de um programa nuclear civil. O Irã disse que quer somente gerar eletricidade em suas usinas nucleares.

* Com AFP e Reuters

Leia mais sobre programa nuclear do Irã

    Leia tudo sobre: irãprograma nuclear

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG