Potências enviam recado ao Irã com apresentação de nova resolução na ONU

Nações Unidas, 26 set (EFE).- Os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança (CS) da ONU (EUA, Reino Unido, França, China e Rússia), mais a Alemanha, apresentaram hoje, em uma reunião de urgência, um novo projeto de resolução sobre o Irã e seu programa nuclear, com o qual passam uma mensagem de união.

EFE |

No documento, o grupo de países negociadores lembra que o Irã está obrigado a suspender o enriquecimento de urânio, mas não menciona uma quarta rodada de sanções caso Teerã não siga as determinações do CS.

"Em um contexto no qual a AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica) indica que o Irã descumpre suas obrigações e naquele em que o Irã pensa que pode contar com apoio em alguns lugares, uma demonstração de unidade no CS é efetiva, oportuna e construtiva", afirmou o embaixador adjunto dos EUA na ONU, Alejandro Wolff, ao deixar a reunião do grupo.

O breve texto apresentado pelas seis potências leva em consideração o último relatório da AIEA, que destaca que Teerã não ofereceu informação suficiente para dissipar as dúvidas sobre a natureza de suas atividades nucleares.

Além disso, a minuta ratifica as quatro resoluções anteriores sobre a matéria e pede à República Islâmica que cumpra, sem atraso, todas as suas obrigações.

"O silêncio do CS (hoje) teria enviado um sinal equivocado, e esta resolução envia o correto", acrescentou Wolff.

O diplomata americano se recusou a dizer se o grupo de negociadores tem planos de se reunir para falar de novas sanções, mas revelou que representantes dos países "voltarão a conversar".

Os promotores do texto esperam aprová-lo na próxima semana, já que algumas das delegações dos 15 membros do CS disseram que precisariam realizar consultas antes de votar.

O documento foi finalizado nesta sexta-feira, durante um café da manhã dos chefes das diplomacias dos cinco membros permanentes do CS. EFE jju/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG