Potências abrem negociações na ONU sobre política nuclear iraniana

Representantes de Estados Unidos, Grã-Bretanha, França, Rússia, China e Alemanha estão reunidos nesta quinta-feira na Organização das Nações Unidas para discutir possíveis sanções ao Irã, por causa de seu programa nuclear.

iG São Paulo |


Com exceção da Alemanha, os outros cinco países são membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU e têm poder de veto. O objetivo da reunião é preparar uma resolução sobre o Irã a ser voltada pelo conselho pleno de 15 nações.

"As negociações estão se intensificando. Não estou preparada para dizer quando serão ou não concluídas", disse a embaixadora norte-americana para a Organização das Nações Unidas (ONU), Susan Rice, em Nova York.

"Estamos trabalhando para terminar isso rapidamente, numa questão de semanas", afirmou ela, reiterando o desejo do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, por uma posição global mais dura contra o avanço da capacidade nuclear do Irã.

O Irã rejeita as acusações feitas pelo Ocidente de que seu programa nuclear seja destinado a produzir armas atômicas e diz que suas ambições se limitam a gerar eletricidade.

Leia mais sobre segurança nuclear

    Leia tudo sobre: irãsegurança nuclear

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG